28 de setembro de 2017

Os 5 piores "investimentos" da vida

Um investimento é definido como a aplicação de capital com a expectativa de um benefício no futuro. É importante termos esta definição em mente, pois "investimento" se tornou sinônimo de gasto para muitas pessoas. Um gasto que te traz um retorno imaginário não é um investimento. Como terei que remeter a este conceito algumas vezes nesta postagem, vamos chama-lo de "investimento". Toda vez que você ler "investimento", entenda como gasto com retorno imaginário (que nunca será concretizado ou que não existe, na realidade).

Nesta postagem vou classificar os 5 piores "investimentos" do mundo atual, no meu ponto de vista, e justificar a classificação. Esta discussão é importante, pois muitas vezes nos acostumamos com o mundo ao nosso redor e não paramos para questionar se aquilo que é comum realmente faz sentido. O absurdo se torna corriqueiro ao ser visto e experimentado diversas vezes. Por este motivo achei importante explicar minha metodologia de decifrar o mundo ao meu redor e meus próprios pensamentos, através da Análise-Raiz. A análise-raiz permite enxergar a futilidade e/ou o absurdo relacionado a certos gastos, normalmente aceitos como "investimentos" básicos pela maior parte das pessoas.

Sem prolongas, vamos ao ranking dos 5 piores "investimentos" da vida!


Number 5 - Moda e beleza
Esforço extremo para se tornar quem você não é
Começo o ranking com um tópico polêmico, pois na blogsfera tem muita bobeira sobre alfa isso e beta aquilo. Beleza é um conceito extremamente volátil, pois é afetada pela percepção de cada pessoa e também por mudar dia a dia (como acontece ao envelhecer, adoecer, dormir pouco, etc). Se preocupar com beleza é igual tentar parar um rio. Você pode investir uma infinidade de tempo e recurso para, de galho em galho, construir uma barragem que vai temporariamente segurar o rio. Porém, se você não continuar dedicando uma enorme quantidade de te. E e esforço, em pouco tempo o rio irá destruir sua barragem e o esforço terá sido em vão. Com beleza, a situação é similar. Você pode utilizar diversos cremes, gel, fazer botox, lipoaspiração, limpeza de pele, manicure, maquiagem, etc. No final, terá gasto uma quantidade absurda de dinheiro para mudar o que você é naturalmente. Se você não está confortável com quem você é naturalmente, aconselho a busca por um psicólogo e não um esteticista. 

A maior beleza que uma pessoa pode ter é a interior. Integridade e personalidade duram toda a vida e tendem apenas a fortalecer. Beleza some dia a dia e, se ela for seu único ou maior atributo, em poucos anos você não será nada. O verdadeiro investimento está em crescer como pessoa, praticar o bem ao próximo e ser feliz com quem você é. As pessoas que realmente importam neste mundo irão te reconhecer e amar por estes atributos, e não por sua beleza. As pessoas que você cativar com sua beleza não serão as pessoas que você quer ter ao seu redor no longo prazo. 

Porém, não podemos nos iludir. Vivemos num mundo extremamente artificial e fútil, especialmente no Brasil, onde tanta ênfase é colocada na beleza física. Se você quer algo a curto prazo, você precisa saber maximizar sua beleza. Mas ai, neste caso, você não está tentando criar uma barragem em um rio. Você está apenas rapidamente nadando de uma margem à outra. Você não precisa manipular sua beleza constantemente, mas é muito importante saber aprimora-la pontualmente para conquistas pontuais. Por exemplo, é importante você maximizar sua beleza para uma entrevista de emprego, para solicitar um empréstimo em um banco, para impressionar um cliente, e para arrumar uma mulher em uma balada. Maximizar sua beleza irá melhorar sua chance de obter um resultado positivo para estas situações pontuais, onde a aparência instantânea ou primeira impressão será o fator determinante do seu sucesso. Em situações onde a primeira impressão não é um fator determinante, aconselho a demonstrar quem você realmente é (levando em consideração, claro, que você investe seu tempo e recursos em se tornar uma pessoa melhor, com elevada beleza interna). No longo prazo, é a personalidade que conquista as situações, e não a aparência.


Falando sobre moda agora, precisa ser entendido que ela é uma poderosa indústria mundial. Talvez uma das mais fortes e mais antigas do mundo. Quando falo em indústria da moda, realmente quero dizer indústria, que abrange uma infinidade de coisas desde a confecção de roupas até trabalho escravo e extensas pressões sociais. Pense: qual o percentual de lojas de moda em um shopping center padrão? Lojas de roupas, bolsas, sapatos, artigos esportivos, maquiagem, etc. A maioria dos produtos são fabricados fora do Brasil, demonstrando que existem inúmeras pessoas em outros países trabalhando para criar os produtos, e uma outra infinidade de pessoas para empacotar, transportar e vender os produtos. É uma indústria imensa, com diversas ramificações.


Agora se pergunte, "Como uma indústria tão massiva consegue prosperar e crescer ano após ano?" Parece impossível. Mas, e se todo ano a moda mudasse e todos precisassem comprar tudo novamente? Entendem como essa indústria funciona? Existem inúmeras pessoas trabalhando constantemente para que todos nós tenhamos a necessidade de sempre comprar um produto novo, mesmo que ainda tenhamos um similar em excelentes condições. Recentemente se tornou insuficiente a moda variar apenas ano após ano. Agora a moda muda a cada estação, fazendo com que seja necessário renovar o guarda-roupas a cada 3 meses, mesmo num país como o Brasil, onde praticamente não temos alteração climática entre as estações. Desta forma, a indústria da moda conseguiu uma nova maneira para desembolsarmos  nosso valioso dinheiro. Em breve será que teremos a moda do mês? Da semana? 

A dica mais importante que posso dar sobre moda é que o clássico nunca sai da moda. Compre roupas básicas e clássicas e você não precisará renovar seu guarda-roupas todo ano. Compre roupas de qualidade e elas não irão se desfazer após a primeira lavagem. Evite ter mais roupa que costuma usar em seu guarda roupas. Doe tudo que não foi usado no último ano. A chance de você querer usar algo que não usou no último ano é mínima. Após tudo isso, crie o hábito de só comprar alguma roupa nova ao doar uma antiga, mantendo um balanço otimizado do que está no seu guarda-roupas.


Sei que é difícil assimilar estas ideias, especialmente se você nunca parou para pensar sobre isso, pois é o que vemos constantemente desde que nascemos. Estamos num mundo capitalista (com raras exceções) e o consumo é altamente incentivado, especialmente num país de aparências como o Brasil. Porém, faça uma análise-raiz deste tipo de "investimento" para entender se existe realmente um retorno real em gastar toneladas de dinheiro em produtos de moda e beleza. Compare com a opção de não gastar o dinheiro neste tipo de produto e veja qual cenário te dará o maior e melhor retorno. Apesar de muitos justificarem gastos com moda e beleza como "investimento" em felicidade e bem estar, isto não é verdade. Elas trazem, no máximo, retornos pontuais e de curto prazo em raras ocasiões. Na maioria das vezes acaba sendo apenas gastos sem nenhum retorno duradouro ou útil, especialmente se forem utilizadas fortemente no dia a dia. Fuja dessa armadilha psicológica, pequeno gafanhoto! 

Number 4 - serviços simples
Ganhe conhecimento e reduza gastos colocando a mão na massa
Se você está pagando para alguém fazer algo que você mesmo saiba e possa fazer, você está jogando dinheiro fora. Se você está pagando alguém para fazer algo que você possa aprender rapidamente no Youtube, por exemplo, você está jogando dinheiro fora e se tornando mais ignorante, por deixar passar uma oportunidade de aprendizagem. Acredito que cada pessoa tem a obrigação de cuidar de tudo aquilo que está sob sua posse, e que serviços devem apenas ser terceirizados caso exija conhecimento de um especialista ou ferramentas específicas. 

No geral, pessoas acham legal ter mais coisas do que conseguem controlar e manter, resultando na contratação de outras pessoas para cuidar de suas coisas. Além de desperdiçar dinheiro e facilitar o crescimento da ineficiência em sua vida, a contratação de serviços te torna mais fraco, ignorante e ingrato em relação a sua vida. Tudo que você paga alguém para fazer, você está deixando de adquirir aquele conhecimento ou experiência valiosa. Você está deixando de exercer uma atividade que te tornaria melhor em algum assunto, seja um serviço braçal ou serviço intelectual. Muitas vezes as pessoas contratam serviços para poder ficar no sofá assistindo televisão, dormindo ou qualquer outra coisa inútil. Mas, na minha opinião, o pior fator relacionado a contratação de serviços é que você abre mão da responsabilidade por aquilo que deveria ser sua responsabilidade. Isto demonstra preguiça e fraqueza, no meu ponto de vista.

Vamos listar alguns exemplos, começando pelos básicos e terminando com uns mais complexos:

  • Diarista: muitas pessoas contratam diarista para limpar a casa, lavar e passar roupa, entre outras coisas. Se você não tem a capacidade de cuidar da sua própria casa, lavar e passar sua própria roupa, você precisa rever alguns conceitos em sua vida. Um conceito a ser revisto imediatamente é se você não possui uma casa muito grande e muita roupa no guarda-roupas. Uma casa do tamanho ideal, junto com o hábito de manutenção e organização, não deveria resultar em muito trabalho para limpeza da casa. O uso adequado e roupas e um guarda-roupas otimizado não deveriam resultar em muito trabalho para manutenção. Se você "precisa" de alguém para fazer isso por você significa que você precisa fazer uma análise-raiz da sua casa e do seu vestuário. Na minha casa, com filho pequeno e cachorro, eu e minha esposa damos conta de tudo. Em no máximo 3 horas por semana conseguimos limpar e organizar a casa e lavar e passar a roupa. No final do mês economizamos R$520 (diaristas na minha região cobram R$130 por dia). R$520 significa aproximadamente R$6.500 por ano. R$119.000 em 10 anos (ao investir os R$520 todo mês por 10 anos). Tudo isso simplesmente por não ter alguém limpando minhas coisas, como se eu fosse um bebezinho que não consegue se cuidar sozinho. Além da economia financeira, nos tornamos mais fortes ao exercitar durante a limpeza e também conhecemos melhor nossa casa e aprendemos a otimizar nossos hábitos;
  • Babás: este é um assunto que me incomoda bastante. Consigo até entender como algumas pessoas justificam terceirizar o cuidado dos seus bens, pois nem sempre é uma atividade gloriosa. Porém, terceirizar o cuidado de um filho é algo que não consigo compreender. Por que trazer um filho ao mundo se você não está disposto a dedicar tempo e atenção a ele? Não estou falando sobre os pais que precisam trabalhar e enviam os filhos para escola ou contratam uma babá. Estou falando dos pais que contratam uma babá para ir ao shopping, mercado ou para cuidar durante o final de semana. Poucas coisas me deixam mais tristes do que ver uma criança sendo cuidada por uma babá num final de semana ou em algum espaço de lazer, com os pais próximos. Uma crianças receber afeto de uma pessoa que é remunerada por isso é extremamente triste;
  • Reparos na casa: a casa é um bem, como qualquer outro, e exige manutenção. Eventualmente algo irá quebrar e exigir reparo. É importante sempre tentar efetuar o reparo sozinho antes de contratar um especialista. Além de aprender algo novo, você pode acabar resolvendo o problema sozinho e não precisando contratar um especialista. Hoje em dia é possível aprender praticamente qualquer coisa na internet através de tutoriais em sites ou com vídeos no Youtube. As ferramentas e materiais necessários para efetuar reparos na casa geralmente são simples e baratos, portanto isto não deveria ser impeditivo. Caso você tente e não consiga fazer sozinho, chame um amigo ou familiar e peça ajuda. Depois peça uma pizza e dê uma cerveja para ele. Além de você ter contato com um outro ser humano bacana, você terá aprendido algo com ele (dificilmente um prestador de serviços vai ter o tempo ou paciência de te explicar a situação e como resolver);
  • Reparos eletrônicos: apesar de mais complexos, reparos eletrônicos podem se tornar parte da sua lista de habilidades. Existe um fonte imensa de conhecimento na internet sobre como consertar eletrônicos, e uma quantidade grande de pessoas dispostas a ajudar. Quando algum eletrônico quebrar, não jogue fora e compre um novo. Tente antes consertar, possibilitando uma economia e um aprendizado muito mais valioso que a economia em si. Além de você contribuir para uma diminuição na alta rotatividade de eletrônicos, você abrirá as portas da sua mente e permitirá novas conexões entre seus neurônios ao aprender algo novo. Esses dias eu arrumei a máquina de lavar roupas da minha casa. Não tinha a mínima ideia do que estava fazendo. Pesquisei na internet e descobri que o problema era uma placa do painel digital. Comprei uma peça pelo Mercado Livre, abri a máquina e substituí a placa queimada pela nova. Economizei R$300 com isso, comparado com o valor cobrado pela autorizada, e aprendi como um pouco sobre como funciona uma maquina de lavar, que é algo muito mais valioso que os R$300 em si. 
Não deve ser considerado investimento um gasto apenas com a intenção de liberar seu tempo para fazer nada (assistir TV ou gastar seu tempo de maneira fútil é sinônimo de nada). Se você quer que algo seja feito direito, faça você mesmo. Se você quer ser uma pessoa responsável, faça você mesmo. Se você quer aprender e crescer, faça você mesmo. Se você quer economizar, faça você mesmo.

Number 3 - espaço 

Isolamento através da compra de espaços excessivos
Estudos apontam que o ser humano precisa de um raio de 1 metro de espaço livre ao seu redor para se sentir confortável. Para testar esta teoria, tente se aproximar mais que isso de um estranho ou até mesmo uma pessoa conhecida por um tempo prolongado. Você vai perceber que existe uma regra oculta e silenciosa que te obriga a manter um mínimo de espaço para que as coisas não se tornem estranhas e desconfortáveis. Espaço próprio e individual é um requisito básico para a felicidade do ser humano. Mas, como tudo na vida, qualquer coisa em excesso se torna prejudicial. 

Dinheiro automaticamente traz uma obsessão pela aquisição de espaços cada vez maiores, melhores e mais restritos. Somos como peixes em um aquário, comendo até explodir se a ração for ilimitada. Quando o dinheiro se torna ilimitado ou abundante, costumamos a rapidamente exceder os limites do saudável e entrar na zona do perigo. Uma dos limites que dinheiro quase sempre nos leva a exceder é em relação aos nossos espaços. 

A pessoa comum precisa de um carro maior ou melhor que um carro popular 1.0? A família comum precisa de uma casa maior que 50-70 m2? Alguém precisa de uma casa no campo ou na praia? É realmente necessário viajar com mais espaço na primeira classe? E que tal o ramo de depósitos, que tem crescido tanto no Brasil nos últimos anos? Espaço e mais espaço. Espaço é uma necessidade básica do ser humano, porém o dinheiro tende a distorcer nossas necessidades básicas, nos tornando refém da ração, como o peixe no aquário, mesmo que ela nos prejudique e nos leve a morte. 

O excesso de espaço é prejudicial em dois sentidos. Em primeiro lugar, ele é ineficiente e um disperdício, pois o espaço que conseguimos ocupar é limitado e restrito ao seu redor imediato. Qualquer coisa além do raio de um metro cúbico que as pesquisas apontam, deve ser considerado luxo. O excesso deste luxo se torna disperdício, pois é espaço parado, em que você nunca conseguirá aproveitar ao máximo. Em segundo lugar, o excesso de espaço nos isola cada vez mais das demais pessoas ao nosso redor. Uma casa maior geralmente resulta em portões mais altos e mais segurança. Um carro melhor se torna blindado, com as janelas sempre fechadas. Um voo de primeira classe se torna mais isolado e solitário. Acabamos mergulhando no mar do isolamento e da solidão, através da ilusão de segurança e conforto, ao mesmo tempo em que perdemos precioso contato e experiência de vida ao nos relacionar com aqueles ao nosso redor. 

O "investimento" em espaços constantemente maiores e melhores se torna extremamente prejudicial ao exceder o básico necessário para a sobrevivência e felicidade de uma pessoa. Uma casa maior ou um carro maior deixa de te trazer retornos positivos e começa apenas a sugar seus recursos, como tempo e dinheiro para a manutenção e preservação dos mesmos. Sem contar também a perda que resulta do isolamento causado pelo vazio dos grandes ou restritos espaços ao seu redor. 

Number 2 - alimentação e saúde

Existia uma época, não muito tempo atrás, onde humanos comiam para sobreviver. Em algum momento, comer se tornou prazer. Isso, porém, não se tornou um problema, pois comida sempre foi escassa para uma pessoa comum. Recentemente, com avanços na agricultura e tecnologia, a produção de alimentos e distribuição dos mesmos pelo mundo se tornou muito mais eficiente, permitindo um maior acesso da pessoa comum a alimentos diversos. O prazer de comer,  a alta disponibilidade de alimentos e o fácil acesso da pessoa comum se tornou uma combinação destrutiva para o ser humano. Níveis de obesidade estão em niveis inimaginável, diabetes é extremamente comum, e problemas cardíacos lideram o número de mortes em diversos países. 

Pessoas no geral não entendem sobre nutrição. E boa parte da minoria que entende não consegue resistir o encanto dos alimentos luxuosos e saborosos aos quais temos vasto acesso constantemente. Isto tem resultado em um gradual e constante declínio da saúde da pessoa comum. Cabe notar que este não é um problema da elite rica, pois a população de baixa renda costuma consumir alimentos mais engordativos e com menor valor nutricional, pois farinha e açúcar costumam ser relativamente baratos. 

Hoje crianças comem todos os tipos de lixo. Coisas que não daríamos para animais, são colocadas na mesa das famílias constantemente, como cachorro-quente, hamburgueres fast food, nuggets, e a infinita variedade de doces que existe. Tudo a base de micro-ondas, na era do instantâneo e do sem trabalho. Muitos não sabem cozinhar e não veem o prazer de praticar a arte de cozinhar para aqueles que amam, incluindo elas mesmas. Cozinhar é uma tradição milenar de amor, que infelizmente vem sendo perdida nas gerações mais recentes, devido a mentalidade do fast-food e pressa infinita. Ao mesmo tempo em que perde-se o valor e importância da comida saudável, aumenta o número e abrangência de doenças relacionadas ao consumo indevido de alimentos, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. 

É aqui, porém, que surge o aspecto mais interessante - e horrível - da alimentação incorreta: a indústria da saúde. Primeiro a indústria da comida incentiva as pessoas a comerem mal e em excesso, resultando em diversos problemas de saúde, pois nosso corpo e mente não sabem viver nessas condições. E em seguida entra a indústria da saúde, em plena parceria, para reverter os danos. Dentro da indústria da saúde temos remédios, dietas, suplementos, vitaminas, orgânicos, tratamentos, e uma incalculável lista de outras soluções para os problemas criados pela alimentação indevida. 

Muitas vezes as indústrias da alimentação e da saúde funcionam como uma eterna gangorra, sempre subindo e descendo, revezando a presença na vida de cada pessoa. A indústria da saúde prevalece quando está tudo bem. Porém, em pouco tempo ela mostra seus efeitos prejudiciais, e ai entra a indústria da saúde para reverter a situação. Quando a situação volta a ficar sob controle, a indústria da saúde sai de cena e ai entra novamente a indústria da alimentação. O mais incrível dos tempos modernos, é que ambas as indústrias aprenderam a estar constantemente presentes na vida das pessoas. A alimentação saudável se tornou algo a ser comprado, através dos orgânicos e gourmets. A saúde também se tornou algo a ser comprado, através de remédios e tratamentos preventivos. 

Existe um esforço enorme atualmente para que uma pessoa possa ser saudável e comer bem, sendo que alimentação deveria existir apenas para que a pessoa sobreviva. Ao se alimentar apenas para sobreviver, a saúde se torna uma consequência natural. Basta comer legumes, verduras, carnes, grãos e frutas em moderação e a saúde estará sempre em perfeitas condições. É extremamente simples, barato e fácil de seguir. A complexidade é completamente fabricada pelas indústrias da alimentação e saúde. Basta resistir e aprender a enxergar os esforços destas indústrias pelo que eles de fato são: manipulações maliciosas para fazer o seu precioso dinheiro sair do seu bolso e ir para o caixa das grandes corporações, mesmo que isto custe sua saúde, seu bem estar e até mesmo a sua vida. 

Pode ter certeza que "investimentos" em alimentação, dietas, suplementos, remédios e tratamentos resultarão apenas na decadência da sua saúde e na diminuição do seu patrimônio. Quando o assunto é alimentação e saúde, o mais simples é o melhor. Tente sempre pensar o que você comeria na natureza. Lembre-se que a natureza teve milhões de anos de evolução para chegarmos aqui (se você for religioso, pense que Deus nos criou perfeitos), portanto segui-la é a melhor prática, devido a sua eficiência e perfeição. 

Number 1 - Carro

Gafanhotos presos no trânsito enquanto vou ao trabalho correndo ou caminhando
Carros. Meu Deus, como eu gostaria que não fosse necessário falar sobre carros. Para você entender porque carros está no topo da minha lista de pior "investimento", você precisa entender que considero a "síndrome do carro próprio" como uma epidemia mundial, sendo um dos maiores responsáveis pela decadência da natureza e da humanidade. Sim, pesado, eu sei. Mas é a realidade.

Estima-se que 33% da poluição despejada diariamente na atmosfera venha de veículos motorizados, sendo responsáveis por 75% do monóxido de carbono gerado diariamente. Este é o impacto ambiental diário da utilização de veículos motorizados. Porém, deve também ser considerado o impacto ambiental da criação das rodovias e da fabricação dos veículos. Carros consomem diversas matérias-primas, como metais, borracha, plástico, etc. O impacto ambiental para a fabricação, manutenção da infraestrutura rodoviária e extração/manipulação/consumo de combustível é inimaginável. Agora multiplique isto por 1,2 bilhões, que é a quantidade atual de carros em circulação. Coletivamente, carros estão rapidamente danificando o meio ambiente e destruindo a vida e saúde de muitas pessoas. Em cidades densas, a poluição se torna evidente, como uma neblina presente ao amanhecer. Na China, vários dias do ano exigem que as pessoas saiam na rua com máscaras de proteção contra a poluição. Em uma cidade como São Paulo também é fácil perceber a presença da poluição e da péssima qualidade do ar, especialmente perto de ruas movimentadas e tomadas pelo transito diário. Existem diversos estudos que ligam diretamente uma variedade de problemas respiratórios com o nível de poluição do ambiente em que a pessoa vive. Asma, rinite, sinusite, alergias e outros problemas são criados ou agravados pela poluição. Provavelmente existem também inúmeros impactos que não conseguimos precisar no momento devido a falta de pesquisas controladas. Não ficaria surpreso se alguns tipos de câncer ou doenças cronicas resultassem da exposição a elevados índices de poluição.

Vamos agora falar sobre como o carro é prejudicial para você, especificamente. Afinal, a destruição da natureza e da humanidade pode não ser o suficiente para que você aceite carros estarem no topo da minha lista. Quando algo impacta negativamente nossa saúde e nosso bolso, tendemos a prestar mais atenção. 

Esta postagem está precisando de humor, então vou contar uma piada. Uma jovem senhorita entra em seu carro de manhã, sai de casa e vai ao seu trabalho, que fica aproximadamente 10 km de distância de sua casa. A noite a senhorita sai do trabalho e vai para a academia correr ou fazer aula de spinning. Em seguida, entra novamente em seu carro e retorna à sua casa. Gostou da piada? Você está rindo bastante também? Gostaria que isto realmente fosse uma piada absurda, porém esta é a realidade de muitas pessoas. Pagar para correr ou andar de bicicleta, sendo que você trabalha de carro todos os dias é uma grande piada. Não faz o mínimo sentido.

Todos deveriam morar perto o suficiente do trabalho para que fosse possível ir a pé ou de bicicleta. As vantagens envolvem uma melhora na saúde e condicionamento físico, economia de dinheiro e uma redução do estresse. Em dias de chuva, você põem uma capa ou usa uma mochila impermeável. Na pior das hipóteses, chama um Uber. Eu vou a pé para o trabalho há mais de dois anos. Tive que usar Uber exatamente duas vezes, devido a uma combinação de tempestade com pressa. Quase sempre é possível esperar a chuva passar ou então encarar a chuva mesmo, especialmente se for no caminho de volta pra casa. Chuva é água, não ácido, portanto não é necessário ter medo dela.

Ter carro não é sinônimo de importância, poder, masculinidade ou qualquer outra coisa. Para um cidadão comum qualquer, quanto mais caro e maior for o carro, maior tende a ser a burrice do mesmo. Sabe aquele cara andando no Camaro? Burro. Ou aquela mulher levando a criança para a escola numa Evoque? Burra. Entendo perfeitamente que pessoas tem preferências e desejos que podem ser realizados através do dinheiro. Porém, se sua preferência e desejo envolve você queimar milhares de reais e prejudicar a natureza, você é sim burro. A natureza busca a eficiência. Desperdício não existe na natureza. Um animal que morre na natureza é comido por diversos outros animais, até num nível microscópio por bactérias. E os ossos eventualmente viram petróleo entre as camadas da terra. Tudo é reaproveitado. Uma pessoa, ao agir de maneira excessiva e ineficiente, esta indo contra a natureza e tudo que ela representa. Carro quase sempre representa extrema ineficiência, devendo ser evitado sempre que possível. Possuo um carro com minha esposa, pois ela trabalha cada dia em um ponto de São Paulo devido a sua profissão e realmente não tem como fugir da utilização do carro. Ainda sonho em um dia ela conseguir um emprego fixo para fugirmos da armadilha do carro.

Se você precisa de um carro, pense no que pode ser feito para que você não precise mais dele. Caso realmente não consiga evitar possuir um carro, busque um carro econômico, barato e simples. Carro é sinal de status. Ele pode te dar o status de uma pessoa burra ou de uma pessoa eficiente. Todos os dias eu passo correndo ou andando por diversas pessoas presas em seus carros, paradas no trânsito, mal humoradas e estressadas, e não consigo entender por que alguém prefere se submeter ao uso de um carro diariamente, sendo que seria possível praticamente eliminar o estresse do trânsito, reduzir drasticamente as despesas relacionadas a utilização diária de um carro e também melhorar a saúde, ao simplesmente optar por se transportar usando a máquina mais perfeita que existe - o próprio corpo.

Carro está no topo da lista de pior "investimento", pois ele prejudica tanto o usuário quanto o meio ambiente em diversos níveis. Poucas invenções nos afastaram tanto das nossas origens e da nossa conexão com a natureza como o carro. Sugiro fortemente que carros sejam evitados sempre que possível, dando preferência para a utilização e fortalecimento do próprio corpo para a locomoção. 

Conclusão

Os cinco "investimentos" listados nesta postagem se disfarçam de diversas maneiras como reais investimentos que trazem reais benefícios. Porém, como vimos, dificilmente este é o caso. Existem indústrias que regem o nosso mundo, visando o seu próprio crescimento, às custas do indivíduo. Antes de "investir" seu dinheiro em qualquer um dos itens acima, faça uma Análise-Raiz e veja se você realmente possui um interesse e benefício real na aquisição ou se está somente sendo manipulado pelo mundo ao seu redor. Gastos ao longo de sua vida com estes itens irão minar suas finanças, seu conhecimento, sua saúde, sua vida e, mais importante, sua felicidade. Quer se tornar um milionário rapidamente? Comece a viver uma vida mais simples. Quer chegar na tão sonhada independência financeira? Quanto menos você gastar mensalmente, mais rapidamente chegará lá!

12 comentários:

  1. Eu moro em cidade relativamente pequena para ir ao centro da cidade gasto uns 15 minutos, tenho carro e moto sempre que posso prefiro andar a pé simplesmente faço por que gosto e me sinto mais livre, escreve se muito sobre "saia da zona do conforto" mais seus exemplos "number 4 serviços simples" essa teoria vai para pratica, obrigado por compartilhar essas idéias conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socrates, se eu morasse em uma cidade pequena, acho que teria apenas uma bicicleta. Talvez um carro usado bem básico caso costumasse viajar ou sair da cidade. Seriam dois IPVAs a menos, duas manutenções e revisões e dois bens a menos depreciando diariamente. Sem contar o benefício para a saúde caminhar mais e andar de bicicleta. Você devia aproveitar a vida em cidade pequena e se livrar dos veiculos (ou pelo menos um deles).
      Sobre fazer você mesmo os serviços simples, acho uma prática muito boa. É um aprendizado imenso. Sou curioso por natureza, mas esse tipo de coisa traz conhecimento valioso para todos. Além da economia também, claro.

      Excluir
    2. É tem razão mais o carro (velho) é da família (sou solteiro) só moto é minha deveria vender-la por eu não usar, porém a família a usa, bicicleta em tinha mais fui roubado não pretendo comprar outra.

      Excluir
  2. Você está correto, mas eu gosto de me vestir bem :(, apesar de que não ligo para marcas e modas, compro o que gosto( o famoso amor a primeira vestida), não gasto muito com isso, mas toda vez que vou comprar roupas se eu não gostar nem compro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostar de se vestir bem é igual falar que o embrulho do presente é mais importante do que o presente em si. O embrulho é legal e dá um toque especial, mas o que realmente importa é o presente. Com nós é similar. As roupas e embelezamentos são legais e dão um toque, mas o conteúdo vale muito mais. Praticar o desapego em relação a roupas, maquiagens, etc vai te poupar muito dinheiro e frustrações na vida. Se aceitar por quem você é e entender que você tem mais a oferecer ao mundo do que sua aparência é algo extremamente libertador.
      Como disse na postagem, é importante saber usar a moda a seu favor, como num encontro, entrevista, etc, mas focar nisso diariamente é muito desgastante.

      Excluir
  3. Parabéns pelo post.
    Ótima leitura, você escreve super bem.
    Eu ja aplico muita coisa dai. Única coisa que estou perdendo a linha é de usar o UBER, ja abri mão do carro, porém tenho usado o aplicativo constantemente para ir ao trabalho. Ja que não consigo usar bike para trabalhar devido ter uma via expressa que é proibido o uso de bicicleta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Sem Noção!
      Não tem nenhum caminho alternativo que você possa fazer? Mesmo se for um caminho mais longo, uns kms a mais só irão fazer bem.
      O caminho pro meu trabalho é ruim de bike também, então vou a pé, correndo ou caminhando.

      Excluir
  4. Muito legal FC!

    Vale a leitura.

    Eu sou como o anônimo ali em cima, na questão de roupa, há uns 2, 3 anos tenho gastado um pouco mais, como um investimento, e tem valido a pena.

    Me sinto muito bem com boas roupas.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdC!
      Por muito tempo eu me preocupei com roupas e moda, e tive ótimos resultados e me sentia muito bem. Hoje tenho zero preocupação e não acompanho nenhuma tendência da moda, e continuo tendo ótimos resultados e me sentindo muito bem. Até melhor do que antes.
      É tudo uma questão de comk você encara a coisa. A mensagem que quis passar é que você não precisa se embelezar e vestir as novas tendências para ser feliz. Muito disso é imposto pela sociedade, sendo que podemos ser muito mais felizes seguindo nosso próprio caminho.
      Não me visto mal, mas também não tenho isso como prioridade em minha vida. Gostaria de reduzir muito ainda meu guarda-roupas, mas com as roupas sociais do trabalho é difícil. Que venha logo a independência financeira!

      Excluir
    2. Imagino que nesses temas mais polêmicos cabe o bom senso. Vestir-se bem faz bem pra auto-estima. Porém, uma coisa é comprar roupas bonitas, outra coisa é comprar roupas de marca. Você consegue se vestir bem com roupas com bom custo-benefício.


      A única coisa que ainda não consegui me desprender e creio que não conseguirei é o carro. Ainda acho que é um conforto que valha a pena!

      Abs

      Excluir
    3. Não sei qual o pior aspecto do carro. Carro é um poço sem fundo para gastar/perder dinheiro, mas ele também corrói lentamente sua saúde, dia após dia. Não sei se o maior impacto é no bolso ou na saúde. Provavelmente no bolso, pois depois você precisa regularizar sua saúde com dinheiro (remédios, tratamentos, etc).
      O mundo, em todos os aspectos e níveis, seria muito melhor se todos que pudessem usassem bicicleta ou os próprios pés como meio de transporte. Esse conforto é uma ilusão, pois ao longo do tempo ele te enfraquece de diversas maneiras.
      Dá pra encarar 5km tranquilamente a pé. 30-40 minutos caminhando bem lentamente. Acima de 10km, já se torna necessário uma bicicleta. Porém, a melhor coisa é morar menos de 10km de distância dos pontos importantes na sua vida, como trabalho, escola, familiares, mercado, etc.

      Excluir
  5. As melhores empresas e os melhores profissionais você encontra aqui!

    ResponderExcluir