16 de fevereiro de 2017

Seriedade leviana

As pessoas tendem a levar a vida a sério. E finanças talvez seja um dos assuntos que as pessoas mais levam a sério, dentro da infinita seriedade que já são suas vidas.

Neste blog vou abordar assuntos de maneira suave. Aqui, a vida e finança são apenas aspectos inevitáveis de uma existência temporária, repletas de diversão, enigma, ignorância e comédia trágica. Ambas devem ser aproveitadas sem moderação, entendidas sem complicação, e discorridas sem precaução.

Você pode se perguntar, "Como assim não levar minha vida a sério? Como assim não levar minhas finanças a sério?" Sim, pequeno gafanhoto, é possível planejar, controlar e determinar seus caminhos sem a intensa seriedade que a sociedade nos leva a crer ser necessário. O que é a vida se não uma gota no oceano da existência? O que são finanças se não apenas uma das infinitas companheiras na sua jornada pela vida?

Uma maneira eficaz de fazer sua vida perder a graça é através do medo da morte. Quando você considera algo intensamente importante, você tende a mover montanhas para protegê-lo. Você até mesmo deixa de aproveitar sua vida com a finalidade de preservá-la.

Enquanto você está preocupado em proteger sua vida, as experiências passam. As pessoas passam. A vida passa. É como tentar segurar um rio com as suas mãos. Você pode, por um tempo, conter um pedaço dele sob a proteção dos seus dedos, mas todo o resto passa. E eventualmente a água em suas mãos também te escapa, e você se encontra lamentado solitariamente na margem do rio.

Existe uma infinidade de conteúdo impresso e virtual sobre desenvolvimento pessoal e sobre finanças pessoais. Existem filosofias, teorias, análises, guias, etc. As pessoas levam a sério essas coisas. O desenvolvimento pessoal pode ser a diferença entre uma pessoa bem sucedida (seja lá o que isso quer dizer) e uma fracassada. Finanças pessoais podem resultar em uma pessoa de 35 anos financeiramente independente ou em um idoso que depende da caridade e má vontade dos filhos para ter um jantar na mesa. Então, sim, são duas coisas bastante importantes. E elas serão tratadas neste blog com toda a importância que merecem, porém sem a seriedade que muitos acham essencial.

A vida é muito importante para ser levada a sério


Para você embarcar nessa jornada comigo, gafanhoto, preciso te convencer que a vida realmente não deve ser levada a sério. Como disse Oscar Wilde, "A vida é muito importante para ser levada a sério." 

Olha você aqui:

Você



Agora olha como você é relevante no contexto do seu país (você é menor que aquele pontinho vermelho):


Você e seu país

Que tal num contexto global:

Você e a Terra
Sei que você pode estar um pouco zangado agora, pois estou tentando reduzir sua importância, algo que você sempre valorizou muito, mas vamos tirar o zoom mais um pouco e ver sua relevância no nível da Via Láctea:


Você e a Via Láctea

Uma descoberta do Hubble em 2016 mudou a visão dos astrônomos, que acreditavam existir "apenas" 200 bilhões de galaxias no universo. As estimativas revisadas hoje apontam para a presença de 2 trilhões de galaxias no universo. Considerando a imensidão do universo, pode ter certeza que sua existência individual é plenamente insignificante.

Você e uma parte do universo

Você nem existe, então não se preocupe muito com as coisas


Quem tal uma outra abordagem? Afinal, nós não precisamos ter relevância universal para ser de fato relevante. Você acorda todo dia, toma café da manhã, usa o banheiro, trabalha diligentemente o dia todo e curte intensamente seu tempo livre. Você é seu próprio Deus. Você é a coisa mais importante para você mesmo! E isso é o suficiente para acreditar na importância da sua vida. Certo?

Não, errado. Caso você não existisse, poderia ser dito que era impossível você existir. Isso é importante, então vou repetir: caso você não existisse, poderia ser dito que era impossível você existir. 

Você nasceu como resultado de um espermatozoide fecundando um óvulo. Geralmente são expelidos por volta de 300 milhões de espermatozoides por cada ejaculação, resultando em uma probabilidade de 1 em 300 milhões do filho dos seus pais ter sido você. Para efeito de comparação, a sua chance de ganhar na Mega Sena é 1 em 50 milhões. Porém, isso é em apenas uma ejaculação do seu pai. E quantas ejaculações seu pai teve em toda a vida? A quantidade média de ejaculações de um homem durante toda a sua vida é de 7.500. Qual a chance de você ter sido o espermatozoide que fecundou o óvulo que resultou no nascimento do filho dos seus pais? 1 em 22.500.000.000.000 (22,5 quadrilhões). Considerando que existem 100 bilhões de estrelas na Via Láctea, seria mais provável você ser o Sol (a estrela do nosso sistema solar) do que você ter nascido. Você está começando a entender o tamanho da bagunça? Eu diria que, considerando o raciocínio até aqui, já seria impossível você existir. Mas calma, a coisa ainda piora.

Qual, você diria, que foi a probabilidade dos seus pais terem se conhecido? De terem se apaixonado, casado e decidido ter um filho? E precisa lembrar também que a probabilidade de 1 em 22,5 quadrilhões se aplica também ao nascimento do seu pai e da sua mãe, dos seus avós, tataravós e assim adiante, pois sem eles, você não existiria. Fazer o calculo disso é impossível, pois os números tomam proporções que a mente humana não consegue compreender. 

A probabilidade de você existir chega tão próxima de zero, que tecnicamente podemos considerar que você não existe. Mas eis você ai, lendo esta postagem, provando que você existe, apesar de ser impossível você existir. A mesma probabilidade que prova ser quase impossível você existir, é o que possibilita sua existência. Uma absoluta infinidade de combinações de fatores aleatórios aconteceu durante milhões de anos para que você pudesse existir. O universo é um caos. O negócio é uma zona absurda, sem sentido e sem explicação. 

E você vai mesmo falar que a vida precisa ser levada a sério? Que você precisa se estressar com certas coisas na vida, como finanças, pois você quer ter controle e botar ordem no caos? Não seja tolo! Você nasceu do caos e para ele retornará. Viva a vida livremente, faça suas finanças com prazer. Dinheiro vai e vem. E a sua vida dura apenas um breve momento. A incontestável beleza da vida está em saber que você pode ser e fazer o que quiser, pois nada aqui é sério, muito menos eu, você ou nossas finanças. 

Vamos juntos nessa jornada, gafanhoto

Estamos nessa vida, portanto temos que aproveitá-la da melhor maneira possível. Estar aqui é um presente, possivelmente até mesmo um milagre considerando os números que vimos acima. Finanças é importante, como disse, pois ela permite maximizar esse aproveitamento, se planejada e executada corretamente. Então vamos juntos planejar e executar nossas finanças para maximizar o aproveitamento das nossas vidas, sem nunca nos deixar levar pela seriedade e pelo lado negro da força. 

Vamos juntos ponderar os caminhos que nos levam à independência financeira  ou, pelo menos, às finanças saudáveis. Vamos desvendar os mistérios da vida e as armadilhas que nossa sociedade e cultura nos impõe no dia a dia, gradualmente nos afastando do caminho da verdade. Vamos quebrar paradigmas, unir forças e comer todas as folhas do mal nessa floresta infinita que á nossa vida.

Vamos devorar as folhas do mal!


Curta, compartilhe e siga, pois só teremos diversão pela frente!
Que seu patrimônio se multiplique até acabar! Que sua vida seja eterna enquanto durar!

2 comentários:

  1. Excelente post! Realmente faz pensar sobre como não valemos nada, rsrsrs. Estou curiosa para ver seus próximos posts. Bem vindo ao Blogger!

    ResponderExcluir